quinta-feira, 23 de abril de 2015

Análise: Wakfu

O Jogo: 

     Wakfu é um MMORPG desenvolvido pela Ankama Games, uma empresa francesa que fez alguns outros jogos em mundos de um mesmo universo, mas com histórias e jogabilidade diferentes, como Dofus, Dofus Arena, Krosmaster Arena e Krosmaga. É basicamente um RPG Online de lutas em turnos, onde existe uma história por trás do jogo, mas que acaba sendo esquecida ou deixada de lado por ser simples demais se não for procurar sobre, como ler descrição de itens, falar com NPCs, etc. O jogador não tem necessariamente o objetivo já centrado, se ele quiser, pode ter um personagem quase sem fazer nenhuma quest e quase sem matar monstro nenhum e ficar upando somente as profissões para fazer dinheiro, ou se divertir trabalhando, vai saber. O gráfico é bonito, meio infantilizado com cores fortes e chamativas, mas sem deixar de ser bonito. Os movimentos baseiam-se no mouse e em alguns atalhos no teclado (como apertando a tecla"i" vai para o inventário). Wakfu também possui uma série de TV que está disponível na Netflix que conta a história de um Eliatrópe e mostra o "Mundo dos Doze", como é chamado o universo criado pela Ankama por antes possuir somente 12 classes, uma para cada mês. O jogo nos leveis iniciais pode ser fácil se jogado sozinho, mas nos leveis mais altos, requer que você forme um grupo e utilize diferentes personagens e classes para completar seus objetivos. 


História:
      O "Mundo dos Doze",  era protegido pelos Dofus, ovos de dragão que possuem um grande poder, e reinavam a paz e a harmonia s2. Então Ogrest (que foi criado, no sentido paterno, por Otomai, um cientista a frente de seu tempo, como mostrado na série Wakfu) reune os seis Dofus e mergulha o mundo no caos. Com o mundo desequilibrado o fim parece inevitável e os deuses impotentes. Ogrest fica no Mont Zinit, onde lá ele escondeu os Dofus. Ou ficava, a quest do Mont Zinit foi inativada por um tempo e dizem que mudanças na história vem por aí para tapar os furos que exitem entre o jogo e a série de TV.


Classes mais interessantes:

Eliatrope:
     Uma boa classe, meio complicada de usar mas pode dar muito dano. Pode-se utilizar de portais para aumentar o alcance e/ou teletransportar-se; os portais ficam fixos, invocando um outro em cima dele faz desaparecer para poder invocar em outro lugar. Ataques bem balanceados entre os elementos. Seu nome vem da palavra portal em francês.   


Osamodas:

     É o capturador e invocador, você captura os monstros e depois pode invocá-los quando quiser, se você invocar e eles morrerem em combate, você perde o bixano. Você captura em uma luta e mata, e depois pode usá-lo. Se quiser usar um monstro para você na mesma luta existe outro poder que te faz o bixano te ajudar por alguns turnos. Seu nome vem da palavra "Sadomaso" ao contrário, por sua característica de usar um chicote.
       



Xelor:
      Ô bixo complicado de usar. Controlador do espaço-tempo, em um turno está em modo de tique, no outro passa a estar em taque e assim sucessivamente. Estes modos podem mudar os danos e as consequências de certos ataques. Por exemplo, em tique uma consequência é tirar 22 de iniciativa do alvo, em taque com este mesmo ataque faz com que o alvo se distancie uma célula de você. Eu achei a classe mais complicada de usar. Seu nome vem da palavra "Rolex", uma marca de relógios reconhecidos por sua qualidade.

Enutrof:
     Veinho cheio das energia. Bom personagem, quando jogava Dofus ele era sempre reconhecido quando o assunto era dropar itens, não muda muito em Wakfu, é uma característica da classe. Podem ser de fogo, terra ou água. De fogo: ataques centrados em um alvo, usando minas fazem com que o dano seja em área. De terra: centrado em dano, a build de terra fornece um dano maior em relação às outras além roubar e/ou tirar pontos de movimento. De água: aqui entra a maior característica dos enutrofs, a maior parte os ataques de água faz com que os inimigos dropem os itens antes mesmo da batalha acabar, em bolsas que podem ser recolhidas durante a luta; o feitiço Purgação faz com que a bolsa do chão fique maior, cabendo mais itens, se usado de novo em uma mesma bolsa, ela explode causando danos nos inimigos que estiverem perto. Pode também invocar um "Perfuratroz", chamado de Amigodonte, que recolhe as bolsas e pode ser fundido com você mesmo para causar mais dano com poderes do elemento terra. Quando se recolhe uma bolsa, ganha um adicional no dano, chamado de Potência.

Sadida:
O macumbeiro. Pode fazer voodo (invoca uma boneca voodo e conecta a um alvo, possui no máximo 20% da vida do alvo o qual pode ser curado ou atingido) e invocar uma semente de boneca, a qual se torna uma boneca diferente dependendo do poder e do elemento do ataque recebido por ela.






Curiosidades:
          - Ecologia: Você tem a opção de preservar o mundo para que não acabe nenhum tipo de espécie. Dentre várias coisas, você pode "colher sementes" dos monstros, fazendo com que eles não fiquem extintos... É, pode chegar a serem extintos. Reza a lenda que em alguns servers que foram fechados (fonte não confiável, mas repassei a informação) existem monstros que estão extintos, porque os jogadores que matavam não pegavam as sementes. Isso vale para minérios, animais e vegetais. Como por exemplo as árvores podem ser podadas, daí cortadas e então pisadas, causando o fim daquela árvore :(
                               - O que se pode fazer com monstros então? Lutar contra, colher sementes (e depois plantar para manter um certo nível ecológico) e tirar penas ou coisas do tipo antes de lutar, depois da luta  você pode tirar o couro do animal indefeso e colher as sementes caso não tenha feito antes.

          - Cenário: Bem interativo. Além da parte da ecologia, pode-se obter vários prêmios, como itens, dinheiro e experiência, e Atitudes (que podem ser usadas somente fora de combate), como aplaudir, ler, etc., em baús escondidos pelo mundo.

             - Profissões: Você   pode ter todas as profissões  do jogo, todas estão  disponíveis para serem pegas, ou não, e podem ser utilizadas simultaneamente sem nenhum prejuízo :)
             Observação: incluindo aquela que faz a própria moeda do jogo.

          - Democracia: Tem como votar no representante de sua nação, que são outros jogadores. O mandato dura duas semanas.

           - Saco de Viagem: Você tem uma bolsa marota, que é chamada de Saco de Viagem, que é sua casa, você entra nela, começa com duas pequenas salas, uma em especial tem um baú, um painél de controle da bolsa, onde se coloca pedras para expandir o espaço da bolsa (podendo ser de alguma profissão, para colheita, para vender coisas, decoração, etc), um painel de histórico de vendas onde mostram todas suas vendas e um painel de controle permissões onde controlam as permissões de quem pode ou não entrar na sua bolsa . Em certo momento do jogo realizando uma missão você ganha uma vitrine para colocar três itens à venda, podendo colocar qualquer item negociável a qualquer preço (desde que pague uma certa taxa). Para deixar os itens à venda para que outros jogadores vejam é só entrar no Mundo Seguro (sua bolsa) e fechar o jogo ainda lá dentro, assim os outros jogadores verão uma bolsa no chão onde você estava antes de etrar no Saco de Viagem.


Prós: 
  • É de graça!
  • Usa muita estratégia;
  • É diferente em vários pontos da maioria dos MMORPGs atuais;
  • Bem diversificado, com classes marcantes e diferentes;
  • Faz com que você realmente sinta que faz a diferença naquele mundo;
  • Quests não são de mão-beijada, onde é só clicar na descrição e vai automaticamente no lugar marcado;
  • Não é pay to win, mesmo comprando pacotes com dinheiro real não dá aquela gigantesca diferença;
  • O mundo todo é aberto;
  • Grande variedade de profissões, ótimo sistema de crafting;
  • Melhor sistema de lutas em turnos que já vi;
  • Poderes aumentam de nível de acordo com o uso em batalha, ganhando experiência;
  • Muito bom para se jogar em grupo.


Contras:
  • Precisa de muito tempo e paciência;
  • Trilha sonora bem enjoativa em várias partes;
  • Bastante chato se o único objetivo for ganhar XP e upar feito louco;
  • Necessariamente precisa formar grupos em altos leveis.


Nota: 8,5
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre

Status