segunda-feira, 27 de abril de 2015

ANÁLISE: DEMON'S SOULS

“Pois é, já tá todo mundo jogando BloodBorne e eu aqui analisando Demon’s Souls. Pra você que ta chorando porque não tem um ps4, mas queria estar morrendo em BloodBorne, Demon’s Souls é uma ótima escolha.”       

 
http://www.autodromodecuritiba.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/08/Rubens-Barrichello.jpg


No céu tem pão?

Demon’s Souls é um jogo do gênero Action RPG, desenvolvido pela From Software e distribuído pela Atlus. Foi lançado em outubro de 2009 e trata-se de um exclusivo de Ps3

 
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/9/91/Demon's_Souls_Cover.jpg

Senta, que lá vem história...


A história de Demon’s Souls é bem simples e bem clichê. A terra foi dominada por demônios e cabe ao herói salvá-la ou dominá-la. Simples assim, sem enrolação.
Mas então o que torna demon’s souls um jogo especial? Certamente, seu grande destaque fica pelo nível de dificuldade absurda (não adianta querer vir dar uma de metido e dizer que é fácil). O tutorial talvez seja o único lugar que você não morra... ou não! Tem um cramunhão desgraçado no fim do tutorial. É possível matá-lo, porém eu duvido fortemente que você o mate em sua primeira tentativa. Passado o tutorial, não importa se você sobreviveu ao belzebu ou não, você será apresentado ao nexus, que é um lugar onde sua alma fica aprisionada.  Agora, você poderá escolher entre cinco mundos diferentes para tomar rumo. Porém, você será obrigado a entrar no primeiro mundo e matar o chefe para prosseguir. Esse é o único momento em que o jogo o força a tomar um rumo. Depois disso, vai onde o coração mandar. “Ah, mas como eu vou saber se eu estou indo certo?” O que eu posso dizer é que não há um caminho certo, porém, caso os inimigos de algum mundo estejam muito superior a você, talvez seja bom mudar de rumo.
               Vamos dar uma olhada rapidona em cada um dos mundos:

Boletarian Palace
Primeiro mundo do jogo. Aqui, já da pra começar a sentir que o bagulho será louco, porém, nada de muito assustador, exceto um dragão que vai te matar. Temos quatro archstones, ou seja, quatro chefes, sendo eles: Phalanx, um monte de gosmas unidas, cada uma delas usa um escudo e atiram lanças (???????). Oréganos devem ter sido cheirados;  Tower Knight, um cavaleiro gigante, e,como sempre, mataremos ele dando várias espadadas nos pés.;Penetrator( carinha, aquela) um guerreiro humanoide com uma espada muito longa (carinha, aquela ,de novo) e que vai tirar teu sono. Causa muito dano e às vezes penetra a espada fortemente em você (...) e Old King Allant, o cara mais f(p) de toda a franquia souls. Se você ficar perto dele, ele vai SUGAR UM LEVEL SEU. Sim, manja aquelas almas que você suou pra farmar e subiu um levelzinho? Então, esse tio pega. Fica longe dele. Não chega a ser um boss realmente difícil, mas exige muita paciência, e tenha certeza que você vai morrer muitas vezes faltando um peidinho pra matar esse viado cara aí.

Stonnefang Tunnel
Segundo mundo do jogo. Já de cara, você encontra um mercador que vende maconha erva de cura. O que isso significa meu caro amiguinho? Que você vai morrer já. Agora. Não vou estragar a surpresa, mas esse aqui foi um dos mundos mais difíceis de passar. Até porque você começa no topo de uma montanha, e deve descê-la. Nesse lugar, tem uns palhaços que tacam bola de fogo. Oréganos, meu caro. Aqui, temos três archstones, ou seja, três chefes. O primeiro é a Armor Spider, uma aranha com pernas de metal. A desgraçada, além de jogar teia para deixar-nos lentos, ainda cospe fogo. Não é um boss difícil, observe bem os padrões de movimento e achará um ponto cego em seus ataques. O segundo é o Flamelurker. Devido à alta previsibilidade de seus ataques, não se surpreenda caso o derrote de primeira. Por fim, temos o Dragon God, outro bem facinho de matar. Sem dicas pra esse aqui, porque estragaria a diversão, nesse caso.


Tower of Latria
Pra mim, o mundo mais difícil do jogo e certamente o mais tenso. Você começa em um lugar que mistura presídio com manicômio e escutará o tempo todo gritos de um homem pedindo socorro. Além disso, vários inimigos fracos irão aparecer. “Ah, mas se eles são fracos, então é moleza!” Negativo. Em demon’s souls, se você deixar acumular inimigos, por mais fracos que eles sejam você vai MORRER. Aqui temos três archstones, logo três chefes. A primeira é a Fool’s Idol. O máximo que eu posso dizer é que você vai sentir raiva. Após derrotá-la, você será levado pra um lugar estranho, com gente esquisita. Fácil, a parte mais difícil do jogo. A distância até abrir o nosso querido atalho salvador é muito longa e tem muito bicho que vai te deixar envenenado. Após tudo isso, ainda vem o chefe mais difícil (em minha opinião). É hora de separar os homens dos meninos. O próximo chefe é o Maneater. Quem já jogou esboçou um leve sorrisinho, não é? Esse é muito rápido, voa e quando você acha que ta matando um surge outro. Fiquei sem jogar uns bons dias por causa desse desgraçado. Por fim, temos o Old Monk. Esse chefe é especial e muito bem feito. Mas o que tem de diferente, você pode estar se perguntando. Eu lhe respondo, prazerosamente. Esse chefe, pode ser um outro player. Resumindo, essa boss fight foi feita para ser um pvp. Caso nenhum outro jogador seja encontrado, você enfrenta um npc, fazendo a batalha ser bem mais fácil.


Shrine of storms
Você vai odiar arraias pro resto de sua vida por causa desse mundo. Ah, lembra do cramunhão que te matou no tutorial? Ele ta ali, e nem é como boss. Você pode se vingar agora . Esse mapa é bem chato de se jogar. Muitas caveiras aparecerão e elas são bem fortes. E tem até umas arqueiras. Novamente, aqui temos três archstones, então são três chefes. O primeiro é o Adjucator, que é um bicho gordo e linguarudo. Não é difícil perceber o que tem que fazer para vencê-lo, mas mesmo assim, dificilmente será derrotado de primeira. Passado o primeiro chefe, entramos no templo. Nesse lugar, existem fantasmas sendo controlados por um bicho que parece a Dona Morte com um dedão avantajado. Ótimo lugar para farmar, diga-se de passagem. Até chegar ao segundo boss, vai rolar muitas lágrimas. E falando no chefe, seu nome é Old Hero e ele é cego, porém forte. Derrotando-o, você irá pra uma das lutas mais épicas de todas. Seu adversário é o Storm King. Para derrotá-lo, você deverá encontrar uma espada no mapa e retirá-la. Muito bacana mesmo.


Valley of Defilement
Último mundo, porém nada de maiores dificuldades aqui. Novamente, temos 3 chefes. O primeiro é o Leechmonger, que eu não sei dizer o que é. Mas é um boss relativamente fácil. Aliás, esse último mundo é o mais simples, em minha opinião. Talvez porque eu tenha jogado com um personagem totalmente melee. O segundo chefe é o Dirty Colossus, nada demais. Bata, desvie e pronto, chefe morto. Por fim, um boss difícil! Maiden Astrea. Para derrotá-la, temos que derrotar seu defensor, Garl Vinland. É uma luta bem complicada, mas após derrotá-lo, Maiden Astrea comete suicídio, alegando que não pode mais se defender. Uma espécie de hara-kiri.


Agora é só seguir para o fim do jogo. Fale com a Maiden in Black e ela o levará até o fim que, obviamente, não falarei aqui.
 
http://vignette1.wikia.nocookie.net/demonssouls/images/d/d6/Maiden_in_Black_Loading.jpg/revision/latest?cb=20130429061232


Diga-me por que morrerei
Maiden in Black? Quem é essa? Muito bem, depois de uma breve explicação do enredo e dos mundos, hora de falarmos um pouco da jogabilidade de Demon’s Souls. Como todo RPG, começamos criando nosso lindo personagem.  Até aí, tudo certo. Agora é hora de escolhermos nossa classe inicial. Aqui em baixo estarei colocando uma tabelinha maneira:
     
http://demonssouls.wikidot.com/classes

Dando uma traduzida marota, temos como classes: soldado, cavaleiro, caçador, padre, mago, viajante, bárbaro, ladrão, cavaleiro templário e realeza. O mais importante é dar uma explicada nos atributos. Da direita para esquerda, temos: vitalidade (sua barra de HP), inteligência (barra de MP e slots de magia), resistência (aumenta a stamina total, capacidade de carga e defesas contra fogo,veneno e sangramento), força (aumenta o dano físico), destreza (aumenta dano físico e diminui danos por queda), magia (aumenta o poder de magia), fé (aumenta os slots de milagres, dano de milagres e resistência a danos de magia), sorte (aumenta as chances de os inimigos droparem itens e também a resistência à maldição). O soul level inicial é o seu level. Quanto maior, mais almas serão necessárias para subir de nível. Mas como faço para subir de nível? Simples, após derrotar phalanx ( lembra dele?) Maiden in Black aparece no nexus. E é a ela que devemos dar as nossas almas conquistadas. Resumindo, ela é a mina que upa.
“Ok, já to meio manjando sobre o jogo. E o gameplay? Como funciona?” Ah, o gameplay. Aqui entra uma parte de ame-o ou deixe-o. Como já citado lá em cima, o jogo é muito difícil. Vou explicar o porquê. Preste atenção. Imagina que você ta na primeira fase do primeiro mundo. Tá lá jogando de boa, mas percebe que algo está errado. CADÊ O BOTÃO DE SALVAR? Não tem, Demon’s Souls vai salvando de 10 em 10 segundos. “Ufa, então não tenho perigo de morrer e perder meu progresso!” Muuuuito pelo contrário. Apenas os itens serão salvos, ou seja, uma vez pego, o item é seu, mas uma vez usado, ele é perdido. E não adianta tentar, por ser constantemente online, não tem botão de pause. Se tocou o telefone no meio da luta, já era. Outro detalhezinho, NÃO EXISTE CHECKPOINTS ENTRE UM CHEFE E OUTRO. “Ah para, aí já é sacanagem :( “. Mas tudo bem, para isso servem os atalhos. Vou dar um exemplo bem tosco. Imagine que você está num lugar fechado, com uma porta à sua direita e outra à sua esquerda. A porta da direita abre de boa, mas a da esquerda não. Toda vez que você morrer, retornará nesse local entre as portas. Após muitas batalhas, mortes e outras coisas na porta da direita, você encontra uma chave que adivinha só? É a chave da porta da esquerda! Como dito anteriormente, essa chave é sua para sempre e o caminho da direita pode ser esquecido.
“Hmm, beleza, entendi a mecânica. E o PvE? Demon’s Souls possui PvP?” Beleza, vamos lá. Primeiramente, sobre o PvE (player VS environment, ou seja, offline). A jogabilidade é simples(temos botões de ataque forte e fraco e de defesa). Porém, se você for dando uma de Kratos ou Dante, já prepare o caixão. O ritmo é bem mais lento e bem mais estudado. Macetar botões não funciona aqui. O jogador assume duas formas: vivo e espirtual. Enquanto está em formal espiritual, a barra de HP é cortada pela METADE. Para voltar a ser “gente”, deve-se usar um item escasso chamado Stone of Ephemeral Eyes. As lutas contra os chefes são bacanas no começo, mas no final você começa a matar todos os chefes de primeira, tornando meio entediante. Parece que os produtores guardaram todo o ódio e raiva para as primeiras 20h do jogo.Por fim, os mundos podem assumir duas tendências diferentes.Pure White e Pure Black que basicamente influenciam na dificuldade do jogo e funcionam da seguinte forma: caso você ajude os NPCs, a tendência vai ficando Pure White. Caso você os mate ou cometa suicídio na forma humana, a tendência vai ficando Pure Black. Resumindo, suas ações definem se sua jogatina será “mais fácil” ou mais difícil. Sobre o PvP, surge aqui uma novidade. Os mundos dos caçadores estão conectados, ou seja, se eu estiver vivo, eu posso invadir seu mundo e matá-lo, porque sim. Mas eu também posso ajudá-lo, deixando meu sinal de invocação no chão. Basta clicá-lo e puff, cheguei para lhe ajudar.
Só de chegar até aqui, você já morreu.

http://whysoblu.com/wp-content/uploads/2009/10/demons6.jpg


Finalizando essa análise, vamos falar de trilha sonora e gráficos. O jogo até é bonito, mas não chega perto de God of War III e Uncharted 2, outros exclusivos da época. Dependendo da quantidade de inimigos na tela, pode ocorrer uma queda no fps. Além disso, não é raro ver bugs no jogo, por exemplo inimigos entrando no chão, voando e etc. No jogo, só há música durante as boss fights e certamente a batalha seria muito diferente sem elas. O clima fica bastante tenso, afinal, morrer pode fazer você voltar um bom trecho.

Apesar de o jogo completar seis anos esse ano, ainda é uma boa compra. A campanha dura em torno de 40h, mais pela dificuldade do que pela quantidade de coisas a se fazer.

PONTOS POSITIVOS:
-Viciante
-Boss fights épicas
-Bom para quem procura desafios
-Trilha sonora espetacular
-Modo online inovador
-Sentimento de vitória após fechá-lo é incrível

PONTOS NEGATIVOS:
-Começa difícil demais, termina suave;
-Falta de explicações sobre as tendências;
-Bugs

Nota final : 9,2


Compartilhar:
Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre

Status