terça-feira, 21 de abril de 2015

ANÁLISE: DARK SOULS

“ ‘Duvido que você zere DARK SOULS!’ virou uma frase clichê no mundo dos games. De fato, completar esse RPG não é uma tarefa das mais fáceis, mas também longe de ser impossível. Lógico, para os modelos de gamers atuais, o jogo beira o impossível, mas para quem já é macaco velho fica um sentimento nostálgico de como eram desafiadores os games antigos.”

Morreeeeeeeer, e não ter a vergonha de ser feliiiiz!

http://daydalus.net/wordpress/wp-content/uploads/2013/10/dark-souls-you-died-e1332347774360.jpg
Dark Souls é um jogo do gênero Action-RPG desenvolvido pela From Software e distribuído pela Namco Bandai. Foi lançado para PS3 e XBOX360 no dia 04 de outubro de 2011 e para PC no dia 24 de agosto de 2012. O game foi muito bem aclamado pela crítica, sendo sua dificuldade elevada o seu ponto mais característico. É sucessor espiritual do inovador Demon’s Souls.

       Por onde eu começo?

http://36.media.tumblr.com/bef47de9fd0aa6580af9eced5eeeffae/tumblr_mqgzccY1MB1qmmveio1_500.jpg


Como todo RPG, em Dark Souls antes de qualquer coisa você deve criar seu herói, dispondo das seguintes classes: guerreiro, cavaleiro, viajante, ladrão, bandido (e eu que achava que era tudo farinha do mesmo saco), caçador, feiticeiro, piromante, clérigo e depravado. Apesar de serem várias as classes, a diferença entre elas é basicamente o visual, ou seja, você pode começar como um guerreiro e terminar como um clérigo, por exemplo. Após escolhido e classe e criado o seu boneco, você começará o tutorial. E em questões de segundos, a From Software já mostra pra que veio e coloca um monstro gigantesco, mas não se assuste: apenas ignore-o no primeiro momento. Terminado o tutorial, um pássaro gigante te sequestra e te joga em um lugar chamado Firelink Shrine, um lugar calmo, com uma musiquinha relaxante de fundo. Mas agora você está só. Há pelo menos três caminhos que você pode seguir. Qual deles é o certo? Siga seu coração. Se perceber que não possui chances com os inimigos, mude de rota. Simples assim.
O enredo de Dark Souls é meio escondido. Ele só se revelará caso o jogador quiser saber. “Como assim? “. Explicando melhor: a história só vai se desenrolar caso você vá conversando com NPCs e lendo as descrições dos itens. Infelizmente, o domínio da língua inglesa é essencial. Vou dar um pequeno resumo apenas sobre o começo de Dark Souls, para evitar spoilers. Vamos lá. Antigamente, o mundo era vazio, escuro e dominado pelos dragões imortais. Até que um dia, surgiu algo que chamamos de primeira chama, trazendo consigo a disparidade para o mundo. Após ser formada, algumas formas de vida se aproximaram para tentar absorver seu poder. Eles eram os gigantes. Três deles conseguiram poder: Gwyn conseguiu o poder da Luz, Nito conseguiu o poder da Morte e a bruxa de Izalith ganhou o poder da vida e fogo. Ao perceber o poder que haviam conquistado, os gigantes decidiram confrontar os dragões. Mas eles jamais conseguiriam vencer a luta sem a ajuda de um traidor: Seath, the Scaleless ( sem escamas), que revelou que o segredo da imortalidade dos dragões estavam em suas escamas, e para vencê-las, a única forma era usar o poder do Raio. Dessa forma, os dragões foram derrotados, e agora o mundo é governado por esses quatro: Gwyn, Nito, Witch of Izalith e Seath. A esse período foi dado o nome de “Era do Fogo”. Essa é história contada na cutscene inicial do jogo. No tutorial, o jogador é salvo de sua cela por uma pessoa desconhecida. Após alguns passos, reencontramos nosso salvador, já quase morto. Mas porque ele nos salvou? Há uma lenda que diz que o undead que conseguir escapar de Undead Asylum deverá ter poder suficiente para suceder Gwyn e acender a fogueira primordial, libertando o mundo da maldição. Após sair do tutorial, seu novo objetivo é tocar os dois Bells of awakening, que acordarão o gigante que guarda o portão de Sens Fortress. Bom, acho que já é o bastante. O que posso dizer é que a história de Dark Souls é tudo, menos ruim ( ou inexistente, como dizem).

De encher os olhos!
 
http://img3.wikia.nocookie.net/__cb20120608040006/darksouls/images/5/53/Anor-Londo1.jpg
Graficamente, Dark Souls não é uma das melhores opções. Mas o visual do jogo é incrível, variando desde construções medievais até algo parecido com o inferno. E cada um desses lugares possui inimigos diferentes, adaptados para o ambiente onde vivem. O design dos inimigos foi muito bem feito, mas o vemos o ápice da criatividade dos produtores nas boss-fights. Cada batalha é única, sendo que para derrotar cada chefão é necessária uma boa dose de estudo de sua movimentação e move-set. Toda a ambientação do jogo é muito bem feita, e ausência de trilhas sonoras em boa parte dele aumenta a sensação de solidão. As armaduras também foram muito bem desenhadas. Confesso que em algumas partes do jogo eu me sentia uma mulher escolhendo uma roupa antes de sair. São bastantes opções e uma mais linda máscula que a outra.
 
http://darksouls.wikidot.com/local--files/armor/silver-knight-set-large.jpg

       Eta baguio difícil L

A fama de Dark Souls está intimamente ligada ao seu alto nível de dificuldade. Sim, de fato o jogo exige muito do jogador, testando muitas vezes a sua paciência. “Mas gordinho mito da mulherada dos games, nos explique por que o game é tão difícil, por favor”. Ok, e muito obrigado pelo mito J. Acontece que o jogo possui pouquíssimos checkpoints( chamados de bonfires), ou seja, se você está a meia hora longe da última bonfire e morreu, sinto muito meu jovem, vai voltar lá trás. “Mas e os itens que eu conquistei nesse tempo, ficam pra mim ou terei que voltar buscá-los?”. Ótima pergunta jovem, continue assim. A resposta é a seguinte: uma vez pego o item é seu, mesmo que você morra, e itens usados são perdidos para sempre. Se cada vez que morrêssemos entre uma bonfire e outra tivéssemos que voltar e recoletar os itens, o jogo passaria a ser muito entediante. Aqui, morrer faz parte.
Logicamente que as boss fights também estão num nível raro de se ver em games dessa geração. Todas as lutas são bem difíceis, e chegar até eles já algo bem trabalhoso. Mas, apesar de tudo isso, eu nunca senti raiva jogando. Muito pelo contrário. A cada morte minha, eu sentia mais vontade de voltar lá e estuprar , arrancar todos os órgãos vitais e dar um peteleco na orelha da mãe dos inimigos derrotar os chefões. E assim que deve ser. Sem estresse, só diversão J.
Um dos grandes diferenciais da série souls é seu modo multiplayer online. Caso esteja achando o game um pouco/ muito complicado, há a possibilidade de invocar um outro jogador para lhe ajudar! Mas como funciona? Simples, existe um item no jogo chamado White soapstone. Com ela, você pode escrever seu sinal de invocação eu seu mundo e ele irá aparecer em todos os outros mundos. Mas, não pense que só existe gente boa não!  Existem itens que permitem que possamos invadir mundos alheios. Exemplificando, você tá lá, felizão, jogando numa boa, matando monstrinho e de repente um gordo invade seu mundo. Ele quer te matar. E ele irá. E assim funciona o pvp de Dark Souls. Ideias muito simples, porém inovadoras e de extrema diversão.
        
            Vale a Galinha toda!

              Dark Souls é pra mim um dos melhores games da era PS3 e XBOX360. Mas, como todo o game, ele possui falhas. Algo que incomoda muito é a queda de taxa de fps , que deixa o game muito lento e travado em alguns ambientes. Não é raro ver inimigos dançando uns breakdance depois que morrem, vai ver que eles ficam felizões J.
Apesar de eu ser fã do modo que a história é contada, tenho que admitir que ela pode afugentar alguns jogadores. Diferentemente de outros RPGs, aqui não temos um mapa com um  “xisinho” mostrando onde devemos ir e o que devemos fazer. Você deverá descobrir por conta própria o que fazer.
Outro fator que me incomoda nessa vida nesse jogo é a sua “inteligência” artificial. Muitas vezes, os inimigos ficam parados ou se enroscam em alguma parede. Mas, mesmo assim, o jogo é realmente difícil. Ahh, e lógico, isso não se aplica às boss fights, elas realmente receberam um carinho extra dos produtores.

http://3ebd2a0c0ea48a333aea-1f531def8e8befb67be56667ce3edd11.r77.cf1.rackcdn.com/ea54d99e4865fe0a4547415dca4188e33acfed08.jpg__620x348_q85.jpg

PONTOS POSITIVOS:
-Desafiador;
-Belo;
-Design de chefes e ambientação incríveis;
-Boss Fights memoráveis;
-Modo multiplayer fantástico.

PONTOS NEGATIVOS
-Queda de fps;
-Muitos bugs;
-A forma como a história é contada pode afastar algumas pessoas.
-Inteligência artificial zoada

NOTA FINAL: 9,5

Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre

Status